terça-feira, 28 de setembro de 2010

Carta aberta ao Pastor Silas Malafaia

Meus amigos, eu prometi que este seria um lugar tranqüilo e não de debates calorosos ou longas apologias. É o que de fato quero que seja. Porém, meu coração está ardendo de indignação e preciso expressá-lo.

Por isso, resolvo publicar aqui uma carta aberta ao Pastor Silas Malafaia me esforçando para ser o mais respeitoso possível, embora minha indignação exigisse um pouco mais de ferocidade. Mas me contive.

Não tenho a intenção de ofender a ninguém. Tenho muitos amigos que são grandes admiradores do Pastor Silas. Mas já faz tempo que acredito que suas palavras e práticas têm se distanciado do evangelho de Jesus Cristo.

Tampouco estou fazendo campanha eleitoral para quem quer que seja. Tenho minhas opiniões sobre alguns dos candidatos e isso fica claro em meu texto, mas ainda não tenho voto definido.

Com muito amor e temor,

Gil

CARTA ABERTA AO PASTOR SILAS MALAFAIA

Pastor Silas Malafaia,


Como o senhor mesmo disse em cartas e dvds enviados para milhares de fiéis ao redor do Brasil pedindo voto para os seus candidatos, “cada um vota em quem quiser”. Portanto, não me diz respeito se o senhor declara seu voto a quem quer que seja. É seu direito. No entanto, sendo o senhor quem é, sua opinião não necessariamente conscientiza, mas certamente influencia milhares de pessoas que acreditam que o senhor é porta-voz de Deus. E claro que estas pessoas não pensam assim à toa. O senhor constantemente reivindica tal autoridade, se afirmando como uma voz profética que Deus levantou nesta nação.

Como profeta de Deus, o senhor declarou abertamente seu voto à Marina Silva: “Amigos, vcs já sabem em quem votar? Eu votarei em Marina, para presidente. Ela é uma mulher de Deus e merece nosso voto”. Recentemente, porém, declarou mudança de voto, assumindo apoio ao candidato José Serra. Não estou surpreso com a mudança de opinião do senhor, Pastor Silas, afinal, vi o senhor mudar de opinião muitas vezes ao longo desses anos. Em seus programas, vi o senhor criticar ferozmente pessoas e idéias, a quem mais tarde o senhor se aliou.

Estou surpreso, porém, com as justificativas para tal mudança. Desde o começo de sua campanha, a candidata Marina Silva vem expressando sua opinião a respeito da descriminalização do aborto e da maconha, bem como a respeito da união civil entre homossexuais. Exatamente por sua fé evangélica, os entrevistadores nunca perdem a oportunidade de questioná-la com respeito a estes assuntos. Então, a defesa de um plebiscito sobre aborto e maconha tem sido anunciada faz tempo pela candidata Marina Silva, no curso de uma campanha ética e respeitosa, sem negar suas raízes petistas e tampouco suas convicções pessoais.

É muito estranho que só agora, há menos de uma semana das eleições, o senhor, um homem tão antenado, tenha tomado conhecimento disso. No dia 20 de setembro via Twitter o senhor diz que Marina é uma “mulher de Deus”. No dia 28, o senhor a chama de “cristã dissimulada”. Que fato novo surgiu em uma semana para que sua opinião mudasse radicalmente?

Em carta recente enviada a integrantes do PT, o senhor afirma: “eu só não entrei de cabeça na campanha do Serra, porque também não vi nele garantias de respeito a esses princípios”. Essas garantias existem agora? O senhor realmente conhece as opiniões dele a respeito desses assuntos? É do conhecimento do senhor que quando José Serra era ministro da saúde seu ministério foi pioneiro nas campanhas “contra a homofobia”? Basta acessar o link no Youtube e conferir: http://www.youtube.com/watch?v=nFilGre8XQo.

Pastor Malafaia, o senhor tem emprestado seu apoio a gente que levanta a voz contra o aborto e o casamento gay (essas coisas se tornaram sua bandeira), mas que está extremamente comprometida com o atual governo do PT ou tem em seu currículo processos por desvios de dinheiro, mau uso da coisa pública, entre tantos outros crimes. O senhor se aliou a pessoas como Anthony Garotinho e a gente que não tem compromisso com a justiça social. Com que autoridade o senhor se refere à Marina Silva como “crente dissimulada”?

Que Deus tenha misericórdia de nós!

Na comunhão,

Gilberlei Oliveira

16 comentários:

Rose Ferreira disse...

Muito bom, Gil! Sinto-me contemplada por suas palavras... foi deprimente essa atitude do Silas, embora previsível.
Que Deus tenha misericórdia dos que estão dispostos a julgar os outros, enquanto se afundam cada vez mais em mentiras e atitudes no mínimo suspeitas!

adriana_carlos disse...

Olá Gilberlei, li sua carta e tenho visto os twitters do Pastor Silas, mas acredito piamente não ser ele quem está manejando o twitter e atá mesmo a carta do site dele. Até pela linguagem utilizada dá para perceber que não é ele que está falando, deve ter sido um uma pessoa, que está contra Marina e como viu que ele estava fazendo uma campanha muito forte para ela, decidiu agir desa forma.

Plumma Corêcha disse...

Brilhante seu texto!

Quem é dissimulado mesmo? Quem desde o começo de sua campanha defende a discussão de determinados assuntos ou o eleitor que muda de voto emcima das eleições sem motivos fortes aparentes e devido a sua influencia sob alguns grupos sociais, acabará por levar outros também?

Muito Obrigada querido por expressar essas palavras, é de gente assim que precisamos na interner e na sociedade!

Meire disse...

Há tempos que o pastor Silas perdeu a linha. É muito triste ver que ele virou motivo de piada entre os próprios irmãos na fé.
Que Deus tenha misericórdia!

Crescer e conhecer disse...

Gil,li o site do Silas hoje de manhã e me assutei justamente com essa mudança drástica de opnião, completamente inexplicável!
SEnti até um alívio agora em não ser a única a perceber tamanha incoerência!

Alexandre de Sá disse...

Ótimo, Gil!

Nos EUA, alguém resolve queimar o livro sagrado dos muçulmanos. Por aqui, a coisa não é tão diferente... #tenso

A religiosidade asséptica não se mistura com os leprosos de nosso tempo. Dona Florinda é a padroeira dessa (falsa) religião. Os religiosos dizem: Gentalha! Gentalha! Gentalha... #malafail

Marlon Ribeiro disse...

Camarada Gilberlei.

Todos sabem que voto no Plinio, apesar de gostar da Marina. Logo meu comentário não será partidário. Nem mesmo teológico ja conhecido é que não compartilho dos principios teológicos que movem a ortodoxia cristã evangélica. Mas, tenho que dizer...ESSE É MEU EX PATRÃO!!!RS
Malafaia é terrivel! falsa teologia, falso carater e falso moralismo! Posso citar o fato dele atacar a teologia da prosperidade e depois de alguns meses ser um dos maiores representantes do Brasil? mesmo qeu ele tenha a cara de pau de não dizer ser. Ele quer dizer agora que apoia o Crivella? quer dar voto para o Picianni???caraca (não vou falar palavrãoo no seu blog por respeito)Não sabe ele que Crivelaa apoia a Dilma? Será que ele também diz que Michel Temer é filho do capeta? Enfim. Malafaia é o MAIOR simbolo de incoerencia e infelicdade intelectual do cristianismo no Brasil. Ele é terrivelemente terrivel! e espero que os cristão parem de bajular esse enganador! não vou dizer que vou orar por isso pq n oro faz tempo.

Saudades de vc camarada. Vc Sabe que te amo!

Atenciosamente

Marlon Ribeiro

Lara disse...

Nossa, muito bom!
Concordo com todas as palavras que você disse! O pastor Silas errou, errou FEIO. O pouco de credibilidade que ele tinha comigo, acabou hoje. Não sei o que houve, pois ultimamente ele vem se mostrando um homem cheio de poder e fama e tem usado isso para política (pedindo votos para candidatos da sua família)!
Acho que as suas palavras são as que todos queriam dizer hoje!

Suéllen disse...

Irmão em Cristo,

A atitude do Pr. Silas não me chocou, visto que ele tem sido um homem de moral duvidosa. O que mais me deixa trsite é saber que ele irá inflenciar mtos evangélicos que não pensam,apenas obedecem cegamente.
Meu voto e meu apoio a querida Marina Silva, cujo carater e principios são verdadeiramente cristãos.

theomendonca disse...

A atitude do Pr. Silas era previsível. Há tempos que acompanho sua vida "religiosa", (sim ele é um religioso, como todos os outros - sem Deus e sem misericórdia), mudou com Edir Macedo, com o Rene T. Nova e com muitos outros. Suas alianças e apoio dependem, é claro, de quanto isso vai lhe render! Há muito tempo o identifiquei como "Mercador da Fé". Mais uma vez ele vem a público para mais uma falácia - Esse é o Silas, se mudar algo está errado!

Anônimo disse...

KEDIDO N PERCA TEMPO. ISSO PE IDIOTICE P ESSE POVO SO INTERESSA O Q O CONDIDATO FARA POR ELE NO FINAL. DILMA É IGUAL A TODOS OS OUTROS TBM

Laura Migon disse...

Corajoso e corretíssimo, como tem que ser. Isso independe de religião. Parabens.

Anônimo disse...

A carta é mesmo para o Pr. Silas?
Vc tbm naum influencia outros como ele fez quando emite sua opnião abertamente? O que vc fez naum é um julgamento?
Quando julgamos nos colocamos numa posição superior ao outro. Gostando ou não, querendo ou não ele é uma autoridade constituída por Deus. Eu penso, reflito, mas prefiro guardar minhas opiniões e fazer minhas queixas e questionamentos ao meu Pai. Como Pai, também cuidará do seu outro filho, o Silas, como tem cuidado de nós.
Eu.

Gil disse...

Não entendi o "anônimo" aqui de cima. Ele pensa, reflete e prefere guardar suas opiniões e fazer suas queixas e questionamentos ao pai? Então por que está emitindo uma opinião aqui? Contraditório, no mínimo. Mas anônimo... Pelo menos Deus o conhece.

Soninha Buiatti disse...

Agora ele que muitas vezes falou mal da Rede Globo, tá se derretendo todo pra ela. Silas Malafaia, seu nome é: conveniencia.

Anônimo disse...

Gilberto, o Silas Malafaia tem por padrinho na maçonaria ninguém menos do que o vice-presidente da república Michel Temer que o avisou que a bomba iria estourar e que ele havia se metido em encrencas, que ele ia ser fritado. Silas é tão cínico que disse que vai morrer negando que é maçom por que teme perder as ovelhas sinceras que por lá andam, quem ficar é só maçom. Profeta Elias